Ferramentas
Para Bomfim (1995) são instrumentos físicos ou conceituais que tem origem em diversas ciências e se apresentam como símbolos matemáticos, tabelas, matrizes, listas de verificação etc., ou seja, as ferramentas são recursos que controlam inputs para obter outputs, são aplicadas em um momento específico com o objetivo de auxiliar o designer nas tarefas.
Baxter (2000) considera as ferramentas como métodos sistemáticos que podem ser consideradas como um conjunto de recomendações para estimular ideias, analisar problemas e estruturar as atividades do projeto. As ferramentas então podem ser consideradas métodos fechados e de caixa transparente. Seriam aquelas que se usam nas fases, de planejamento, análise, síntese, materialização. Ou em processos como o design thinking correspondem a fase de imersão, ideação e prototipação.
As Ferramentas devem ser aplicadas diversas vezes para que o designer tenha domínio e perceba o auxilio que ela pode oferecer. Apenas com a prática o designer poderá realizar projetos com maior facilidade. As ferramentas serão mostradas em ordem alfabética para facilitar a localização.