Ensino
O modelo de ensino da disciplina de metodologia de projeto do curso de design da UFSC se apoia em três pilares: as estratégias de aprendizagem, os recursos de ensino e as estratégias de avaliação.
Figura 1 Modelo de ensino de métodos de projeto
Os objetivos expressam o comportamento esperado dos alunos após a conclusão da disciplina. São 11 objetivos mostrados em desenhos com os mini designers que representam os pilares do design: a ciência, a arte e a tecnologia.
- Identificar os diversos métodos de projeto (técnicas e ferramentas) aplicáveis a cada fase projetual;
2. Solucionar problemas de diversas complexidades e abordagens de um projeto de design;
3. Aplicar técnicas e ferramentas de forma coerente e reflexiva em um projeto;
4. Analisar os elementos constitutivos do projeto;
5. Organizar os diversos elementos de um projeto;
6. Sintetizar os elementos de um projeto para criar soluções;
7. Desenvolver projetos em equipe;
8. Avaliar as melhores soluções;
9. Perceber a importância do trabalho em equipe;
10. Discutir sobre temas relacionados à atividade profissional;
11. Aceitar que o consenso faz parte do trabalho em equipe.