Ensino

O modelo de ensino da disciplina de metodologia de projeto do curso de design da UFSC se apoia em três pilares: as estratégias de aprendizagem, os recursos de ensino e as estratégias de avaliação.

Figura 1 Modelo de ensino de métodos de projeto

Os objetivos expressam o comportamento esperado dos alunos após a conclusão da disciplina. São 11 objetivos mostrados em desenhos com os mini designers que representam os pilares do design: a ciência, a arte e a tecnologia.

  1. Identificar os diversos métodos de projeto (técnicas e ferramentas) aplicáveis a cada fase projetual;

2. Solucionar problemas de diversas complexidades e abordagens de um projeto de design;

3. Aplicar técnicas e ferramentas de forma coerente e reflexiva em um projeto;

4. Analisar os elementos constitutivos do projeto;

5. Organizar os diversos elementos de um projeto;

6. Sintetizar os elementos de um projeto para criar soluções;

7. Desenvolver projetos em equipe;

8. Avaliar as melhores soluções;

9. Perceber a importância do trabalho em equipe;

10. Discutir sobre temas relacionados à atividade profissional;

11. Aceitar que o consenso faz parte do trabalho em equipe.