Métodos
Métodos são todos os procedimentos, técnicas, ajudas ou ferramentas para projetar. Representam as diversas atividades que o designer utiliza e combina em um processo de design. O método mais comum do design é o desenho, porém, existem diversos procedimentos que fazem parte dos chamados “métodos de design” . Os métodos podem ser adaptações da teoria das decisões, ciências administrativas, ciências humanas, ou são extensões das técnicas informais que fazem parte da rotina de designers.
Os métodos formalizam alguns procedimentos visando evitar aspectos omitidos, fatores que passam por alto e erros que ocorrem com o uso de métodos informais. O método tende também a ampliar tanto o problema de design como a busca de soluções adequadas, já que estimulam e permitem pensar além da primeira solução que vem na mente do designer.
Outra vantagem do uso de métodos está relacionada à exteriorização do pensamento de design, ou seja, o método tenta extrair o pensamento e processos mentais da mente e colocá-los em esquemas e gráficos. Esta exteriorização é um auxiliar significativo quando se trabalham problemas complexos e quando se trabalha em equipe, já que proporcionam meios pelos quais todos os participantes da equipe podem visualizar o andamento do projeto e contribuir de forma objetiva no processo.
Método serve para designar um conjunto de processos, técnicas e ferramentas como meios auxiliares para o desenvolvimento de um projeto de design.